Rádio Bom Samaritano

terça-feira, 12 de junho de 2012

1º Encontro Social de Casais



QUATRO FUNDAMENTOS PARA O CASAMENTO
  Fundamento Bíblico: Mateus 7.24-27

Introdução:
     O ponto chave deste texto que lemos é fundamento. O fundamento é o alicerce. Este é o que dá firmeza a uma construção. Se o fundamento de uma casa não for bem feito, toda a sua estrutura estará seriamente comprometida.
     O Senhor Jesus, no texto lido fala de duas casas. Uma teve o seu fundamento construído na areia. Quando a tempestade veio, houve destruição completa e imediata.
     O Senhor Jesus também falou sobre outra casa. Esta outra teve o seu fundamento construído sobre a rocha. Vieram tempestades, ventos, caíram chuvas, transbordaram rios, porém, a casa não desabou.
     Duas coisas, muito importantes, precisam ser observadas neste texto: a) Vieram tempestades para ambas as casas e b) A diferença entre as casa estava no tipo do fundamento, no tipo de alicerce.
     Quais as bases do seu casamento? Você tem construído o seu relacionamento conjugal sobre a areia ou sobre a rocha. Você pode ser identificado com o homem prudente ou com o homem insensato?
     Na mensagem desta noite, falaremos sobre sete fundamentos para que o casamento subsista as pressões e as tempestades do dia-a-dia.
1. PRIMEIRO FUNDAMENTO: AMOR
     O amor constitui a súmula das exigências divinas, impostas ao cristão. O amor cimenta o relacionamento conjugal. Mas, afinal de contas, o que é o amor? A indústria cinematográfica de Hollywoody, a revista Playboy e as novelas brasileiras, têm passado para o nosso povo um conceito pervertido acerca do amor. 
     E é exatamente esse conceito pervertido que permeia e invade toda a nossa sociedade. Essas filosofias malignas e mundanas tentam influenciar e influenciam o “modus vivendi” dos relacionamentos familiares e conjugais. O conceito hollywoodiano de amor simplesmente acontece, e enquanto ele estiver acontecendo, ele é eterno.
     Este tipo de amor é antibíblico, perverso, maldoso, deletério, destruidor, maligno e ruim. Este é um falso amor. Em que consiste o verdadeiro amor? Qual o conceito real do amor que deve existir entre esposo e esposa? Leia 1Co 13. 4-8.
     No conceito bíblico, amor é dar-se. É dar de si mesmo ao outro. Não consiste em obter, em possuir, como o mundo diz hoje. Amor não é sentimento, não é desejo, não é possessão. Lendo a Bíblia, facilmente chegamos à conclusão de que o amor é antes de tudo um mandamento. O Senhor disse: “Amai-vos”. Isto é uma ordem. 
2. SEGUNDO FUNDAMENTO: VERDADE
     A verdade deve sempre prevalecer independente do conflito em questão. Aonde existe verdade, existe confiança, e aonde existe confiança não existe possibilidade de incoerências e “achismos”. Diz a Bíblia que o Diabo é o Pai da mentira, é o pai da farsa e da falcatrua.
     A Verdade é sempre forte, não importa quão fraca pareça, e a falsidade é sempre fraca, não importa o quão forte pareça.  
3. TEREIRO FUNDAMENTO: FIDELIDADE
     O Mundo não acredita mais na fidelidade. Existe um esforço por parte do reino das trevas para abolir do vocabulário esta palavra. Está na moda hoje ter duas mulheres, duas famílias. O adultério hoje é praticado abertamente.
     A sociedade sem Deus diz que é status para o homem ter duas ou mais mulheres. “Ficar”, “adulterar” e “prostituir” são verbos conjugados pela sociedade atual. Uma sociedade que tem pisado os princípios de Deus.
     Todavia, um casamento alicerçado sobre o princípio da fidelidade tem muito mais possibilidades de subsistir diante das pressões do dia a dia. A fidelidade é uma atitude “sine qua non” para que se tenha um casamento feliz e bem sucedido.  
4. QUARTO FUNDAMENTO: APRECIAÇÃO MÚTUA
     O que é apreciação mútua? É a capacidade que existe entre marido e mulher de admirarem-se um ao outro. Está provado cientificamente que todo ser humano para viver saudável precisa de cinco coisas: Amor, perdão, proteção, elogio e motivação.
     Relacionamentos conjugais estáveis e saudáveis cultivam a apreciação entre os cônjuges. Um dos segredos para cultivar uma saúde conjugal é elogiar sempre. Nunca perder uma oportunidade para elogiar e enaltecer o cônjuge. Você não pode esquecer que o princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado ou elogiado. 
     A propósito, você já disse a sua esposa que ela está linda? Você já disse a sua esposa hoje que a ama? Você já deu um abraço no seu esposo hoje? Este é o principal fundamento: Elogiar sempre.
Conclusão:
     Ore comigo agora: Senhor aprendi através da tua palavra, quatro fundamentos importantes, e quero aplica-lo em minha vida e de meu cônjuge, aparte de agora estaremos alicerçados em te, no amor, na verdade, na fidelidade e na apreciação mútua... 
 

Pr. Genevilson Azevedo de Lima.
     











































Nenhum comentário: